CRÔNICAS- LINHA (EMOÇÕES)

Por Lílian Piedade
 

O SEU BEM MAIOR

O ser humano tem uma busca muito grande para realizar-se no amor. Mas o que é essa busca do amor? Amor é o sentimento sublime que sentimos de formas diferentes. E tem esse amor misturado que se procura no outro, com gosto de paixão, ternura, afeto, posse, ciúmes, dependência. Quando estou num restaurante,  bar, lugares que permitam que você olhe ao seu redor o outro, consigo geralmente distinguir um casal de namorado e um casal de marido e mulher. É muito fácil, acho que todos percebem o encantamento, a conversa demorada, o desejo intenso dos namorados e onde se perdeu isso tudo no casamento?

Costumamos pensar que seja a rotina, você já não tem mais nada para descobrir, imagina-se, mas como o ser humano não segue uma linha reta na questão das emoções, hoje ele sente, amanhã não mais, e existe tanta coisa para se descobrir a cada dia, mas o  interesse se perdeu.
Esse assunto é tão complexo, envolve tantas variantes, que aqui no texto eu me perdi. É verdade! Mas sei aonde quero chegar, e é isso que as pessoas também sabem quando estão numa relação. Elas sabem aonde querem chegar, cada uma tem o seu desejo: filhos, estabilidade financeira, companhia, alguém com quem repartir, viajar, construir uma história, e o amor nessa historia toda, adivinhem, ele se perdeu.

Nós estamos aqui todos perdidos, eu, o texto e os personagens. Maravilha, ótimo, mas vamos nos encontrar agora! Primeiro: respeite-se, respeite o outro, saiba o que está por trás de todos os desejos que você sente de forma impulsiva, forte, e você quer, quer e quer como aquela comida que você  vê e diz: “Eu vou comer, ai que delícia!”. Por isso que fazer dieta é tão difícil.Bem, na maioria das vezes encontramos esse amor, mas estamos em busca, perdidos de várias outras coisas, que o amor é só mais um ingrediente em meio a tudo. Quantas vezes você já ouviu alguém lhe falar: “Ah, ele é ótimo nisso, mas falta aquilo”, e aí a gente sempre responde: “Não se vai encontrar tudo numa só pessoa, isso é um sonho, pode ser que suas expectativas sejam muitas, perdeu-se no que queria”.

Ai, eu adoro esse sentimento de permitir-se perder, perder para se encontrar, e o encontro é quando percebemos que a coisa mais importante, a minha prioridade agora, é ter o meu amor e nada mais, o amor cristalino aonde eu vou beber a água pura, vai saciar a minha sede, vai transformar a minha alma, vai me refrescar, e eu vou querer mais e mais. Afinal, eu sempre estarei com sede dessa mesma água.
--------------------------------------------


Por Lilian Piedade 
POR TRÁS DA JANELA
Abro o jornal e vejo uma grande quantidade de profissionais na área de magia, cartas,
búzios; ligo a televisão, e está cheia de programas evangélicos A espiritualidade sempre esteve presente na vida das pessoas, a religião chega a ser o ópio. São vários aspectos que influenciam essa procura, mas aqui vou falar sobre escolhas. O nosso futuro, eis a questão, muitos querem saber, ou porque o presente está ruim, ou porque o futuro pode trazer o inesperado. E esse inesperado é muito complexo, pode ser bom, pode não ser - e mais, pode pedir uma decisão que você vem empurrando há muito tempo e agora chegou a hora.

E aí, e agora? O que fazer? De repente tudo ia dando superbem, e as coisas começam a desandar, é como uma clara de  neve que você vai bater e ela não cresce. O problema aconteceu agora, no presente, no passado, ou foi o futuro que veio numa maré ruim? Algumas pessoas procuram a religião, outras deixam a vida levar. Bem, qulaquer que seja a atitude, em algum momento perdemos o controle, não seguimos o planejamento, ou não regamos o nosso jardim.

E aonde estávamos? Provavelmente em pé, atrás da janela. A janela estava lá aberta e você esmagado atrás dela, não via o sol, não via a lua, não via o vento e nem a chuva. O sol clarearia a sua mente quando naqueles momentos você escolhia ver o que queria e achava ter o poder absoluto. A lua mostraria a beleza nos momentos de tristeza em que você se encontrou, a verdadeira direção estava através do vento, trazendo coisas boas, e a chuva ia molhar os seus pés para você saber pisar quando o chão estivesse seco.

Olhar, estar atento, vai permitir que veja a hora certa da janela se abrir e você ficará lá, como um admirador, visualizando tudo que se passa na janela. Aí poderá como uma criança ir mais além... brincar de pular a janela, não ter medo de cair, levantar-se, pular de novo, arriscar-se e sentir o maior prazer em fazer isso, mesmo que seja contra os seus pais.  



Por Lilian Piedade

A PALAVRA NÃO DITA
Lembro da minha  infância e a palavra que mais ouvia era "não". Não pode isso, não pode aquilo... E ficamos polidos para nos expressar, nos conhecer e entender o mundo, que nesse caso ainda é a nossa casa. Vamos para a escola e aí vamos ouvindo mais a palavra não e isso inclui a forma que você vai brincar com o coleguinha, dividir e disputar os brinquedos e fazer as coisas na hora certa.
Bem, esse "não" normalmente é utilizado para impor limites. Vamos crescendo e aí, quando adolescentes, o não soa de forma insuportável. Quem não se descabelou para ir a uma festa ou fazer aquela viagem e o pai ou a mãe não deixaram? Parece que, com relação a impor limites, até que na maioria das vezes as famílias o fazem. É, mas hoje estamos numa sociedade completamente competitiva e extremamente rápida, não queremos esperar, esperar o beijo, o abraço, queremos tudo rápido, temos acesso às informações de maneira alucinante, estamos como robôs.
O celular faz a gente encontrar e satisfazer a nossa ansiedade de falar o que quisermos na hora, resolvemos problemas sem sair de casa com um simples e-mail. Ótimo, acho isso tudo bom, mas a natureza tem o seu tempo, a planta vai crescendo, vai ter a época de cair as folhas e dar frutos, nós não somos diferentes. Geramos o filho e esperamos nove meses, ele vai se formando, até estar pronto para o nascimento. Depois tudo é muito lento, abrir os olhos, descobrir os sentidos, sentar, andar...
O TEMPO, esta é a questão, precisamos esperar o tempo para a maioria das coisas e não somos preparados para isso, estamos cada vez mais ficando ansiosos,estressados, depressivos e numa busca incenssante de algo após algo, porque não esperamos o tempo certo das coisas amadurecerem...nem nos damos conta disso. Impulsivamente vamos agindo de maneira animal, embora domesticados, inteligentes e bem-sucedidos.
Há uma palavra que, se ouvíssemos na nossa formação, nos ajudaria muito na forma de lidar com o tempo. Essa palavra nos dá possibilidades, variantes, esperança e amplia a nossa visão. Por um momento, aprendemos a esperar. Talvez você entenda o que eu quero falar. Talvez você consiga esperar, talvez você consiga se conter. Talvez você aprecie o amadurecer. TALVEZ, palavra mágica que nos permite deslumbrar, sonhar, através do tempo por vir.