domingo, 14 de agosto de 2011

OS ESPELHOS ENQUANTO METÁFORA


O mito do Narciso

Narciso era um belo rapaz, filho do deus so rio Céfiso e da ninfa Liríope. Por acasião de seu nascimento, seus pais consultaram o oráculo Tirésias para saber qual seria o destino do menino. A resposta foi que ele teria uma longa vida, se nunca visse a própria face. Muitas moças e ninfas apaixonaram-se por Narciso, quando ele chegou à idade adulta. Porém, o belo jovem não se interessava por nenhuma delas. A ninfa Eco, uma das mais apaixonadas, não se conformou com a indiferença de Narciso e afastou-se amargurada para um lugar deserto, onde definhou até que somente restaram dela os gemidos. As moças desprezadas pediram aos deuses para vingá-las.

Nêmesis apiedou-se delas e induziu Narciso, depois de uma caçada num dia muito quente, a debruçar-se numa fonte para beber água. Descuidando-se de tudo o mais, ele permaneceu imóvel na contemplação ininterrupta de sua face refletida e assim morreu. No próprio Hades ele tentava ver nas águas do Estige as feições pelas quais se apaixonara.

 

A representação do espelho segundo KANT

Somos uma representação construída para nós mesmos. Nós refletimos como faz um ESPELHO, mas ao mesmo tempo, somos as costas desse ESPELHO. somos um olho, por meio do qual o mundo exterior se faz visível,mas um olho que não pode ver-se a si mesmo enquanto vê. 


Teorias Psicanalíticas- do espelho

A relação entre "imagem" e o desenvolvimento do Eu, como subjetividade, sempre esteve presente nas teorizações psicanalísticas. Lacan, segundo Freud, propôs com noção de estágio do espelho um momento constitutivo, no qual se produz a partir da identificação à imagem do outro - matriz identificante - uma imagem unificada de si, corresponde aos primeiros esboços do Eu. Ao reconhecer sua "imagem", a criança inicia uma relação especular com ela, correlata à sua relação com a mãe, cujo olhar é tal qual o próprio espelho em que se vê. Tal condição nos permite ainda pensar a questão narcísica sob o vértice do "outro" que, implicando em seu próprio narcisismo, também se vê refletindo na sua própria imagem que projeta. Temos, portanto, neste momento, dois espelhos!

 

O mito Narciso na canção de Caetano Veloso - Sampa "é que Narciso acha feio o que não é espelho"

 

O Tarot e o espelho - Segundo os Tarólogos- "As cartas são como segurar um espelho à frente e ter um ser superior falando através delas."


 

6 comentários:

VIRGINIA disse...

Boa noite Lílian, tudo bem? Olha, eu ví todo o conteúdo do seu blog e te confesso: ESTÁ MARAVILHOSO. Conheço um pouco do seu trabalho, e ainda assim me surpreendo com a sua habilidade com as palavras! Me senti literalmente dentro da Sala dos Espelhos, viu? Fiquei a vontade, por isso me ousei a comentar. Não tenho dúvidas de que estamos falando de uma mulher inteligente e muito profissional naquilo que se propõe a fazer... E sem modéstias, o faz brilhantemente! Pois é minha amiga, te desejo tudo que há de melhor no mundo, pois és merecedora. Que vc seja sempre essa pessoa especial... Carinhosamente: Vi.e te confesso: ESTÁ MARAVILHOSO. Conheço um pouco do seu trabalho, e ainda assim me surpreendo com a sua habilidade com as palavras! Me senti literalmente dentro da Sala dos Espelhos, viu? Fiquei a vontade, por isso me ousei a comentar. Não tenho dúvidas de que estamos falando de uma mulher inteligente e muito profissional naquilo que se propõe a fazer... E sem modéstias, o faz brilhantemente! Pois é minha amiga, te desejo tudo que há de melhor no mundo, pois és merecedora. Que vc seja sempre essa pessoa especial... Carinhosamente: Vi.

Roberta Abraim Mello disse...

Minha querida e amada Lílian piedade....Estou muito feliz em poder participar do seu blog. Momentos de reflexão e entendimento, duvidas e exposições.
O meu espelho é igual ao da madrasta da Branca de Neve, então..... Já viu né?? Tô sempre alegre, feliz e disposta mesmo com essa dor no ombro de tanto movimentar esse mouse.
Valeu a pena !!!!


P A R A B É N S ......

Eduardo disse...

Meu amor, estou muito orgulhoso por você ter construído este site tão especial, uma sala de espelhos na qual você reflete nossa essência com a criatividade de sua poesia, a riqueza de suas metáforas e a argúcia de seu pensamento filosófico. Sem dúvida, é uma maneira nova de nos olharmos literariamente, de nos percebermos com os olhos de outra alma, de nos enxergarmos a nós mesmos numa visão sensível e inspirada que vem de sua arte de escrever. Que estes espelhos reflitam com brilho e transparência todo o meu amor por você! Parabéns!

Francisco Piedade disse...

Sinto-me pouco à vontade em em emitir minha opinião, ou mesmo tercer um simples comentário concernente a essa nova e proeminete fase de Lílian Piedade, sim, porque na condição de pai, a sombra da curuja me rodeia e o que quer que diga, parecerá suspeito, portanto, para preservar a legitimidade e o mérito da expoente Escritora, reservar-me-ei ao direito de dizer apenas que de todos os filhos, ela foi a que mais se interessava pelas letras e a que mais absorvia o que lhes transmitia em forma de Poesia.
E eis no que deu. Para vocês, leitores, um valioso achado. Para mim,coruja, um estimado presente.
Deus a abençoe!

Sérgio Guimarães disse...

Lilian, adorei seu blog, há nele uma atmosfera "noir", um ambiente de sensibilidade extremamente propício a reflexões.Espero poder participar dele ativa e concretamente. Parabéns!

VIRGINIA disse...

Amiga, a cada dia que passa percebo mudanças no seu blog... Mudanças satisfatórias é claro. Parabéns, viu? Vc enriquece o meu dia com a sua poesia. Sinto uma paz sem medida a cada visita que faço ao seu site. Ah, gostei de ver o Machado de Assis aqui marcando presença! Até mais anjo. Bom dia.